Cotia: vereador descarta cobrança de pedágio na Raposo Tavares
Vanessa Dainesi
Cotia: vereador descarta cobrança de pedágio na Raposo Tavares

A polêmica envolvendo a implantação dos pórticos de pedágios no estilo fluxo livre (free flow) em trechos da rodovia Raposo Tavares ganhou mais um capítulo. Na sessão de terça-feira (19), o vereador de Cotia, Johny Santos (PL), afirmou durante discurso na tribuna que os moradores da cidade não pagarão a tarifa na praça instalada no km 37, próximo ao bairro Mirante da Mata.

Segundo o parlamentar, a decisão foi confirmada diretamente pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini. “Está cancelado o pedágio do Mirante da Mata. É palavra do governador, é palavra do secretário. Não será cobrado”, declarou.

De acordo com Santos, o pórtico foi instalado em razão de um contrato já firmado com a concessionária, mas os motoristas não terão custo, já que o Estado arcará com a tarifa. “O pedágio está lá devido a um acordo que já foi assinado, mas será subsidiado. Nenhum motorista vai pagar um centavo naquele pedágio”, reforçou.

Ainda na tribuna, o parlamentar de Cotia criticou o deputado Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor, que publicou vídeo criticano a instação de pedágios na cidade de Cotia. “Foi ligo um ofício do deputado Xerife do Consumidor falando sobre os pedágios. Mas, você chegou atrasado. Ele está a tanto tempo na Alesp, teve tantas oportunidade de defender a cidade, mas veio pegar carona agora que o assunto está resolvido. Não vi esse deputado e nenhum outro fazer uma reunião antes da instalação dos pedágios, sendo essa uma pauta discutida no governo do Estado e com a oportunidade de discutir e dialogar com o governador e o secretário”, disparou o vereador Jhony Santos.

O vereador ainda continuou a tecer suas críticas e disse que o deputado estudual Xerife do Consumidor quis pegar carona no tema. “Ele veio na cidade gravar um vídeo dizer que vai resolver. Só que o senhor veio atrasado. Ele está pegando carona em um problema que já estava resolvido”, finalizou.

Manifestação contra pedágios na Raposo Tavares

No dia 3 de agosto, moradores de Cotia realizaram um protesto contra a implantação dos pedágios na rodovia Raposo Tavares, na altura do km 37. Dezenas de pessoas bloqueando a pista nas imediações do pórtico de pedágio no modelo “free flow”. Com faixas e cartazes, os manifestantes fecharam o tráfego no sentido capital.

No final do mês de julho, a concessionária Sorocabana, responsável pelo trecho viário, inicou a colocação da estrutura no Km 37 da via. O trecho contará com a modalidade eletrônica free flow, que dispensa a cancela, ou seja, é de livre fluxo. A empresa divulgou que o sistema também será aplicado nos quilômetros 49 e 54, ambos na cidade de São Roque.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o  GIRO  noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o  perfil do jornal no Instagram  e acompanhe outros conteúdos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!