Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista
Fau Barbosa
Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista

Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista

Cidade chega a marca de 1.038 emissões. A carteira garante atendimento prioritário do autista em serviços públicos e privados e tem validade em todo o território nacional.

Para enfatizar a passagem das festas juninas, pipoca, pé de moleque e música foram os elementos que marcaram a entrega de mais uma ação em benefício do autista. Garantida pela Lei Federal nº 13.977/20 e pelo Decreto Municipal 8.600/2019, o Fundo Social de Cotia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou, na tarde desta quinta-feira (27/06), setenta Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi entregue no Núcleo de Atendimento Municipal do Autista (NAMA), juntamente com os cordões e pulseiras de quebra-cabeça (símbolo do espectro), placas de identificação ‘Lar de Autista’ e gibis.

Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista

Com esta nova edição, Cotia totalizou 1.038 pessoas cadastradas e com suas CIPTEAs. A carteira garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados e tem validade em todo o território nacional. A região foi pioneira em instituir a carteira de identificação do autista, antes mesmo de existir uma lei federal sobre o assunto. Além disso, os departamentos públicos do município que oferecem serviços à população contam com a placa de atendimento preferencial com o símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista

A Cristina Carmon conta sobre liberdade que a CIPTEA trouxe para a vida do seu filho, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). “Eu percebo que existe um pouco mais de respeito a partir do momento que a pessoa vê o cordão. Acredito que com a CIPTEA ele ficará mais à vontade nos lugares. Para mim foi fundamental quando eu tive a certeza que ele tinha o direito a carteirinha, a pulseira. E fui atrás, anteriormente ele era bem recatado, bem retraído, e agora ele se sente livre”, disse Cristina.  

Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista

A ação contou com a presença da coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infanto-juvenil de Cotia, Rozana Moro, que prestigiou e auxiliou com as entregas no NAMA.

Emissão da CIPTEA

Para realizar o cadastro e receber a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS e CREAS online pelo WhatsApp (11) 96300-7500, envie um ‘OLÁ’, e ao receber a lista com opções de serviços, responda com ‘9’ (Fundo Social), a próxima opção é a ‘3’ (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), e, na sequência, aparecerá uma mensagem com todas as orientações.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o  GIRO  noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o  perfil do jornal no Instagram  e acompanhe outros conteúdos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!